A historia da química começa lá na descoberta do fogo pelo homem, que passou a utilizá-lo por descobrirem que materiais aquecidos misturados formavam outros materiais, e começou a produzir diversos materiais como vidro, cerâmica, ai veio à preocupação da constituição da matéria na Grécia, pelo filosofo Empédocles que imaginou que a matéria era formada por água terra, fogo e ar que foi mais ampliada por Aristóteles que a combinação de dois dos quatro qualidades: quente, frio, úmido e seco resultava em um elemento. Seguindo veio a questão da matéria ser continua ou descontinua, ficou por conta dos filósofos Demócrito e Leucipo o qual denominou os menores grânulos em átomos ou seja indivisíveis e passou a ser o estudo do atomismo.
O período da alquimia abrange um intervalo de 300 a.C. a 1500 d.C. O mais famoso dos alquimistas árabes conhecido hoje por “Geber” o qual fez muito esforços para produzir ouro, os alquimistas tinham obsessão na procura do elixir de Geber e foi dito como a procura da pedra filosofal.
As forças da alquimia mudaram com o trabalho de Paracelsus, ele usou métodos da alquimia para descobrir medicamentos e assim deu-se inicio a iatroquímica ou química médica. E em 1661 Robert Boyle fundamenta química como ciência coma publicação de seu livro The Sceptical Chymist, o prefixo alchemy foi elimindao por Boyle e o campo ficou conhecido por química.

CONHECENDO A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES 

Uma grande quantidade de evidências experimentais é consistente com a idéia de que o átomo é o tijolo fundamental de construção de toda a matéria e esta que tenha massa e ocupa lugar no espaço. 

Mudança do estado da matéria: 

Substâncias como o hidrogênio e o oxigênio que são compostas por apenas um tipo de átomos, são classificadas como elementos. 

     
    Uma substância é pura quando apresenta constantes físicas bem definidas e é única.

     Em comparação com uma mistura o gráfico comporta-se difernete pois é a combinação de duas substâncias puras para formar uma mistura homogênea ou heterogênea.

    O gráfico representa uma mistura na qual seu ponto de fusão é constante e o ponto de ebulição sofre variação, sendo assim uma mistura do tipo eutética caso de uma liga metálica de estanho e chumbo.
    O gráfico representa uma mistura na qual seu ponto de febulição é constante e o ponto de fusão sofre variação, sendo assim uma mistura do tipo azeotrópica caso de álcool em maior quantidade do que água.






    •  PROPRIEDADE ESPECÍFICA - DENSIDADE
    É o quociente da massa pelo volume do material a uma dada temperatura, expressa pela fórmula:
    Muito usada em postos de gasolina, em construção de navios, em deixar o milho de molho para fazer munguzá, algumas das poucas aplicabilidade do uso da densidade.
    Marcadores: edit post
    0 Responses

    Postar um comentário