O Pai da Medicina Integral
Precursor da medicina holística, pioneiro da medicina total.
SUA HISTÓRIA
• Mudou-se para Würzburg;
• Estudou alquimia e ciências ocultas;
• Teve um papel decisivo na evolução da magia natural;
• Considerado um dos precursores do Magnetismo Pessoal e do Mesmerismo;
• Interpretações das passagens proféticas e místicas da Bíblia;
• Abominava sobretudo, à necromancia;
- Almejava curar os homens conforme Cristo fizera
Medicina e Alquimia
• Paracelso, como médico, destacou-se em três setores:
• Nas qualidades exigidas dos clínicos;
• No reconhecimento de diversas entidades;
- Na utilização da iatro-químico
- Ele forneceu dados importantes sobre algumas entidades mórbidas, em particular sobre neuropatias;
- Introdutor de substâncias químicas no preparo de medicamentos,
- Admitiu a existência da “Archeus “;
- A alquimia não visa exclusivamente obter a pedra filosofal;
- A finalidade da ciência hermética consiste em produzir essências soberanas e empregá-las devidamente na cura das doenças.
Pioneirismo
• Paracelso definiu a saúde como o equilíbrio e doença como desequilíbrio de todas as energias presentes.
Pensamentos
“A fim de alcançar o verdadeiro significado da alquimia e da astrologia, é necessário ter uma clara concepção da intima relação e identidade do microcosmo com o macrocosmo, e de sua interação. Todas as forças do universo estão potencialmente presentes no homem e no seu corpo;”
“Esquece todas as ofensas que te façam, ainda mais, esforça-te por pensar o melhor possível do teu maior inimigo. Tua alma é um templo que não deve ser profanado pelo ódio”.
A historia da química começa lá na descoberta do fogo pelo homem, que passou a utilizá-lo por descobrirem que materiais aquecidos misturados formavam outros materiais, e começou a produzir diversos materiais como vidro, cerâmica, ai veio à preocupação da constituição da matéria na Grécia, pelo filosofo Empédocles que imaginou que a matéria era formada por água terra, fogo e ar que foi mais ampliada por Aristóteles que a combinação de dois dos quatro qualidades: quente, frio, úmido e seco resultava em um elemento. Seguindo veio a questão da matéria ser continua ou descontinua, ficou por conta dos filósofos Demócrito e Leucipo o qual denominou os menores grânulos em átomos ou seja indivisíveis e passou a ser o estudo do atomismo.
O período da alquimia abrange um intervalo de 300 a.C. a 1500 d.C. O mais famoso dos alquimistas árabes conhecido hoje por “Geber” o qual fez muito esforços para produzir ouro, os alquimistas tinham obsessão na procura do elixir de Geber e foi dito como a procura da pedra filosofal.
As forças da alquimia mudaram com o trabalho de Paracelsus, ele usou métodos da alquimia para descobrir medicamentos e assim deu-se inicio a iatroquímica ou química médica. E em 1661 Robert Boyle fundamenta química como ciência coma publicação de seu livro The Sceptical Chymist, o prefixo alchemy foi elimindao por Boyle e o campo ficou conhecido por química.
CONHECENDO A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES
Uma grande quantidade de evidências experimentais é consistente com a idéia de que o átomo é o tijolo fundamental de construção de toda a matéria e esta que tenha massa e ocupa lugar no espaço.
Mudança do estado da matéria:
Substâncias como o hidrogênio e o oxigênio que são compostas por apenas um tipo de átomos, são classificadas como elementos.
Uma substância é pura quando apresenta constantes físicas bem definidas e é única.
Em comparação com uma mistura o gráfico comporta-se difernete pois é a combinação de duas substâncias puras para formar uma mistura homogênea ou heterogênea.

O gráfico representa uma mistura na qual seu ponto de fusão é constante e o ponto de ebulição sofre variação, sendo assim uma mistura do tipo eutética caso de uma liga metálica de estanho e chumbo.
O gráfico representa uma mistura na qual seu ponto de febulição é constante e o ponto de fusão sofre variação, sendo assim uma mistura do tipo azeotrópica caso de álcool em maior quantidade do que água.
- PROPRIEDADE ESPECÍFICA - DENSIDADE
É o quociente da massa pelo volume do material a uma dada temperatura, expressa pela fórmula:
Muito usada em postos de gasolina, em construção de navios, em deixar o milho de molho para fazer munguzá, algumas das poucas aplicabilidade do uso da densidade.